sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Vamos falar de sentimentalidades.




Querido diário,hoje eu vi,pela primeira vez  -Acredite!- o clipe da música "Amor I Love You" de Marisa monte e Carlinhos Brown. E fiquei 'encantada' com o novo rumo que eles deram a história de Eça de Queiroz.
No clipe,Marisa e Arnaldo Antunes mudaram completamente a história do Primo Basílio e,como não podia deixar de ser,me deixou cheia das questões!

O Clipe:




Na historia de Eça de Queiroz,resumindo,Luísa e Jorge são um casal feliz.Depois de um tempo de casados,Jorge faz uma viagem e se demora em voltar.Durante a ausência do marido, chega, na cidade, o primo Basílio. Antigo namorado de Luíza, rapaz rico, bonito, morava na França, não demorou pra conquistar a romântica (e agora solitária) Luíza.
A traição da mulher é descoberta por uma empregada,que passa a lhe chantagear.A patroa cede a todas as exigência de Juliana (a empregada) e passa a sofrer os maus tratos da bandida.
No decorrer da história, Juliana acaba morrendo por "acidente", mas já era tarde. Luíza fica muito doente,adoece de tristeza.
Jorge encontra uma das cartas de Basílio e descobre a traição da esposa,no entanto,a perdoa,pelo amor que tem por ela e por conta de sua doença.Ele conta a Luíza que sabe de seu caso extraconjugal, mas de nada adianta os carinhos do marido,ela morre frágil e triste. Morre pedindo perdão,mesmo já tendo sido perdoada.
O primo Basílio volta da França e o seu único lamento é esse: "Morreu? Que ferro! Antes eu tivesse trazido a Alphosine.Com quem irei dormir agora?"
O livro termina com essa constatação.Luíza morreu sem nunca ter sido amada por Basílio.




Marisa Monte e Arnaldo Antunes contaram essa história de maneira diferente,não menos realista (talvez). No Clipe, Luíza tem um caso com Basílio, mas Jorge também tem um caso com a mulher de Basílio: a francesa a Alphonsine. Contudo,os dois envelheceram juntos. Talvez os dois saibam da 'pulada de cerca' um do outro e, talvez, isso tenha feito o casamento e amor deles eterno: o perdão! Ou talvez,nenhum dos dois soube e isso foi o que fez o amor e o casamento deles perdurar: o segredo!
Eu não sei, Diário, se é verdade que todo homem trai e que toda mulher tem seu momento 'escorregada'.Para mim, particularmente, é difícil admitir que se trai a quem se ama,mas essa capacidade de entender e perdoar o outro, deveria ser incondicional? Ela é incondicional? Ou o que faz um amor eterno é ' o que não se sabe'?
O que é um relacionamento feliz: Aquele em que se perdoa tudo ou o que se esconde as traições? Será que existe quem não traia nunca (e essa é a real felicidade a dois)?




Amor I Love You (Marisa Monte / Carlinhos Brown)


Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu pensar em você
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver
Hoje contei pras paredes
Coisas do meu coração
Passei no tempo, caminhei nas horas
Mais do que passo a paixão
É um espelho sem razão
Quer amor, fique aqui
Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu gostar de você
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver
Hoje contei pras paredes
Coisas do meu coração
Passei no tempo, caminhei nas horas
Mais do que passo a paixão
É o espelho sem razão
Quer amor, fique aqui
Meu peito agora dispara
Vivo em constante alegria
É o amor que está aqui
Amor I Love You (8x)

"... tinha suspirado / Tinha beijado o papel devotamente! / Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades / E o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas / Como um corpo ressequido que se estira num banho tépido / Sentia um acréscimo de estima por si mesma / E parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante / onde cada hora tinha o seu encanto diferente / Cada passo condizia a um êxtase / E a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!"











3 comentários:

Beckinhaah disse...

nunca tinha visto o clipe tb *-*

Wellington Morais disse...

Sua questão é complexa e têm várias interpretações e conclusões diferentes, as quais variam na mente de todo tipo de pessoa.

Sou fixo na minha opinião. Eu assumo ter um grande defeito: Não sei perdoar. Perdoo outras coisas, mas não uma traição. Sinceramente, sinto até um pouco de inveja das pessoas que tem a capacidade de perdoar algo do tipo. Acho que tem um grande coração, com muito amor dentro. Mas eu admito que não sou assim.

A coisa que mais odeio no mundo é mentira, e pra mim traição é a concepção da forma abstrata (mentira) em algo físico, algo concreto.

Enquanto ao amor... não sou eu que vou me arriscar dizer algo sobre como ele funciona. Afinal, alguns dizem que amar e saber perdoar, mas como eu não sei... Também não posso saber se sei amar de verdade...

Sou apenas um cara que vivenciou as tristezas e os problemas que uma traição pode acarretar, mesmo não tendo sido eu a vítima ou a pessoa que traiu...

Enquanto a história... não tinha lido no ensino médio porque não gostava de ler. Não tenho interesse de ler pois acho que tá meio óbvio que não gosto desse tipo de história e não gostei dessa também.

Bjs.

Anônimo disse...

Anonimo, sou eu (H)

Postar um comentário